Para conhecer uma pouco da visão do cirurgião-dentista inserido no Programa Estratégia Saúde da Família no que diz respeito à prestação de serviço odontológico nas Unidades Básicas de Saúde, fizemos algumas perguntas ao Dr. Antenor, dentista da UBS do bairro Santa Bárbara. Aproveitamos para saber a opinião dele a respeito da presença de alunos de graduação atuando nos postos de saúde em bairros de Teresina. Aqui estão as respostas:
1) Quanto tempo o senhor trabalha no Programa Estratégia Saúde da Família? Qual a sua análise sobre os anos de trabalho no programa?
Trabalho na ESF desde Junho/2002. Por 8 anos atuei no interior do estado e há 4 anos trabalho nesta Equipe 99 aqui em Teresina. Desde que haja condições de trabalho, o que nem sempre acontece, tem sido gratos anos de atividade profissional, pois me identifico bastante com o serviço.
2) O senhor acha que a visão da população em
relação à saúde bucal (no sentido de o que motiva a procura do serviço) mudou
com a ESF?
Sim, a visão tem mudado em relação a saúde bucal, significativamente.
3) Qual a sua opinião a respeito da presença de
estudantes de graduação dentro dos postos de saúde acompanhando e atuando com
os profissionais?
Acredito que essa experiência de estágio seja bastante válida; na verdade, defino como importante que o aluno de graduação tenha esse conhecimento prático da realidade do atendimento em saúde pública, em alguns aspectos bem diferentes do presenciado entre os muros da Universidade, observando que muitas vezes é possível fazer algo fora dos padrões ideais, sem entretanto deixar de prestar um serviço de qualidade à população que dele carece. Por outro lado, para mim também tem sido interessante, pela troca de informações com o meio acadêmico.
Aproveitamos para agradecer ao Dr. Antenor, não só pela gentileza em responder às perguntas, mas também pelo acolhimento, a paciência, a boa vontade de ensinar e por partilhar sua experiência profissional conosco. Obrigada!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário